Crie Tu Mesmo

Crie um Fantástico Floco de Neve

Dê um toque de magia à sua estante com este elegante floco de neve de madeira

Imprimir página
snowflake

O Natal é o momento perfeito para mostrar o seu lado criativo. Se está à procura de algo simples mas chamativo, este lindo floco de neve é a melhor opção. Siga o nosso tutorial passo a passo para fazer o seu.

  1. Em primeiro lugar, marque 3 das suas peças de madeira com um comprimento de 800 mm.

    snowflake_1

  2. Fixe a madeira e corte as 3 peças à medida.

    snowflake_2

  3. Meça e marque com um lápis o centro de cada peça de madeira. Isto servirá para criar as ranhuras que permitirão unir as 3 peças.

    snowflake_3

  4. Agora vamos criar o esquema de corte para cada ranhura. A madeira a utilizar deve ter 45 mm de largura. Meça para cortar duas ranhuras de 15 mm (p) x 40 mm (c) nos lados opostos ao da primeira peça de madeira. Nas outras duas peças, meça para cortar ranhuras de 30 mm (p) x 40 mm (c).

    snowflake_4

  5. Utilize a sua serra de recortes com uma lâmina de corte para madeira para cortar cuidadosamente as ranhuras em cada uma das 3 peças de madeira.

    snowflake_5

  6. Tem agora a madeira para criar a estrutura do floco de neve. A sua peça central tem a forma de um ‘H’ e as outras duas peças vão encaixar em cada um dos lados.

    snowflake_6

  7. Usando um lápis e uma régua, marque as linhas de corte na extremidade de cada peça de madeira. Este é o desenho das pontas dos flocos de neve.

    snowflake_7

  8. Ajuste a sua serra de recortes para o modo de corte em bisel e corte cuidadosamente ao longo das linhas a lápis.

    snowflake_8

  9. Tem agora a estrutura e as pontas decorativas do floco de neve terminadas.

    snowflake_9

  10. Chegou o momento de montar a estrutura. Em primeiro lugar, coloque uma peça de madeira com uma ranhura de 30 mm na parte inferior com a ranhura virada para cima. Encaixe a peça central e, em seguida, a outra peça de madeira com a ranhura com 30 mm de profundidade.

    snowflake_10

  11. Usando o berbequim aparafusador, una as peças com um parafuso.

    snowflake_11


  12. Agora é altura de criar a ‘estrela’ central para o seu floco de neve. Utilizando um compasso, desenhe um círculo com um raio de 20 mm. Em seguida, mantendo o compasso exatamente com a mesma abertura, marque 6 pontos com o mesmo espaçamento ao longo do perímetro do círculo. Una os pontos com uma linha reta com um lápis, para criar a forma da estrela.

    snowflake_12

  13. Usando uma peça de madeira, desenhe outra estrela dentro do contorno, para criar um rebordo com a mesma largura da estrutura. Estas serão as linhas de corte interiores e exteriores para a estrela.

    snowflake_13

  14. Antes de iniciar o corte da estrela, faça um furo no interior do rebordo da estrela para facilitar o início do corte. (Introduza a lâmina nesse furo)

    snowflake_14

  15. Fixe a madeira com um grampo de aperto. Em seguida, use a serra de recortes com uma lâmina para madeira e corte cuidadosamente dentro da borda interior da estrela.

    snowflake_15

  16. Em seguida, corte o contorno da borda exterior da estrela com a serra de recortes.

    snowflake_16

  17. Utilize uma lixadora de detalhe para suavizar as bordas da sua estrela.

    snowflake_17

  18. Chegou o momento de fazer os ‘braços’ decorativos do floco de neve, para adicionar à estrutura já construída. Precisa de 12 peças no total. Alinhe a parte exterior da estrela com o canto do contraplacado e desenhe em torno da parte interior do ponto da estrela. Isto irá ajudá-lo a marcar linhas de corte com o mesmo comprimento e largura que as pontas da estrela. Agora alinhe a estrela com a linha que acabou de desenhar. Repita este procedimento 12 vezes.

    snowflake_18

  19. Use a régua para marcar linhas retas na extremidade de cada braço, como pode ver na figura. Corte as 12 peças usando a serra de recortes.

    snowflake_19

  20. Chegou o momento de fixar as peças da estrela e o floco de neve na estrutura.

    snowflake_20

  21. Utilize um martelo e pregos para fixar as peças à estrutura. Meça cuidadosamente com a régua para certificar-se que as peças do floco de neve estão uniformemente distribuídas em torno da estrutura.

    snowflake_21


  22. Agora é altura de fazer a estrela mais pequena e adicioná-la à peça central. Usando o compasso, faça um círculo com raio de 50 mm e desenhe a forma de uma estrela.

    snowflake_22

  23. Fixe a madeira e corte o contorno cuidadosamente com a serra de recortes.

    snowflake_23

  24. Cole a estrela pequena ao centro do seu floco de neve com um pouco de cola de madeira.

    snowflake_24

  25. Pinte o floco de neve com uma cor à sua escolha. Parabéns, já terminou!

    snowflake_25

Crie um Fantástico Floco de Neve