Crie Tu Mesmo

Decore a sua parede com prateleiras flutuantes

Imprimir página

As prateleiras flutuantes são tão fáceis de construir que até um novato pode atrever-se a construí-las: ganham um aspecto sofisticado apenas com um pouco de lixa e tinta. A profundidade da prateleira pode ser adaptada facilmente de acordo com as suas necessidades. A prateleira é oca de forma a poder ser colocada e a deslizar sobre uma estrutura de suporte aparafusada à parede. A estrutura está completamente camuflada, dando a sensação de que a prateleira está a flutuar.

  1. Corte as seguintes peças para as prateleiras e para a estrutura de suporte, utilizando a serra circular:
    - 4 peças com 914 mm de comprimento da tábua de 25 x 254 mm para a parte superior e inferior das prateleiras
    - 2 peças com 914 mm de comprimento da tábua de 25 x 76 mm para as laterais das prateleiras
    - 4 peças com 216 mm de comprimento da tábua de 25 x 76 mm para a parte final das prateleiras
    - 6 peças com 178 mm de comprimento da tábua de 25x76 mm para as ripas da estrutura de suporte
    - 4 peças de 864 mm de comprimento da tábua de 25 x 76 mm para a parte frontal e traseira da estrutura de suporte

    Nota: se as suas tábuas de 25 x 76 mm tiverem uma espessura inferior a 19 mm, corte o final da prateleira e as ripas da estrutura de suporte tão curtos quanto necessário.

    Floating Shelves03



  2. Coloque uma peça lateral da prateleira com 914 mm de comprimento por baixo de uma das partes superiores da prateleira com 25 x 254 mm. A face frontal da peça lateral deve encaixar na extremidade frontal da parte superior da prateleira e as peças devem coincidir em ambas as extremidades. Utilizando o seu berbequim / aparafusadora, faça uma abertura com uma broca de 210 mm, ajudando a prevenir que a madeira lasque. Fixe a parte superior à lateral com parafusos para madeira de 40mm, aparafusando um em cada extremidade e um no centro. Coloque uma peça de 210 mm em cada ponta de modo que todas as extremidades encaixem. Fure e fixe as extremidades com parafusos sobre a parte superior da prateleira e nas partes finais. Coloque mais um parafuso em cada esquina inferior unida. Repita este processo para construir a outra prateleira.

    Floating Shelves04


  3. Vire cada uma das prateleiras colocando a parte aberta para cima e coloque uma peça inferior de 25 x 254 mm na parte superior do conjunto para criar a caixa da prateleira. Ajuste até que todos as extremidades encaixem, fure e fixe as partes inferiores com cinco parafusos de madeira, um em cada esquina e um centrado na extremidade frontal.

    Floating Shelves05


  4. Preencha todos os orifícios dos parafusos com enchimento para madeira, usando uma espátula, e deixe secar. Use a Lixadora de detalhe Mouse® para lixar todas as extremidades e superfícies das prateleiras. Limpe o pó do lixamento com um pano.

    Floating Shelves06


  5. Aplique tinta a cada uma das prateleiras com um pincel. Remova o excesso de tinta com um pano, seguindo a direção do lixamento. Assim que a tinta estiver seca, aplique algumas camadas de verniz para isolar a madeira (siga as instruções do fabricante). Se aplicar muitas camadas, fará com que a superfície se torne mais suave ao toque e más fácil de limpar.

    Floating Shelves07


  6. Cada estrutura é construída por duas peças de 867mm e 25 x 76 mm para a parte frontal e traseira, e três peças de 178 mm para as laterais e centrais. Coloque cada ripa entre as partes frontais e traseiras de modo a formar um retângulo com esquinas quadradas (90 graus). Fure e aparafuse com parafusos de 40 mm na parte superior e inferior de cada união.

    Floating Shelves08


  7. Fure quatro aberturas ao longo da parte traseira de cada estrutura de suporte e certifique-se que tem um ajudante que lhe segure a estrutura sobre a parede à altura que deseja. Use o nível para assegurar-se que a estrutura está nivelada, e marque com um lápis através das aberturas da estrutura para assinalar o sítio dos encaixes. Instale quatro encaixes seguindo as indicações do fabricante. Monte a estrutura aparafusando parafusos de 50 mm nas aberturas da estrutura e nos encaixes. A estrutura não deveria mover-se e deveria estar encaixada na parede para máxima estabilidade.

    Nota: Os encaixes para gesso são adequados para prateleiras que só suportem objetos leves. Se pretender colocar uma grande quantidade de livros ou outros objetos pesados as suas prateleiras, monte as estruturas usando parafusos de 76 mm, pelo menos, nas ripas de parede.

    Floating Shelves09


  8. Deslize cada uma das prateleiras de parede terminadas nas estruturas de suporte até baterem na parede. Fixe-as aparafusando dois parafusos de 38mm na parte inferior de cada prateleira e na esquina de cada estrutura.

    Floating Shelves10


  9. Decore as suas prateleiras com os seus livros e objetos de decoração preferidos.

    Floating Shelves11

Decore a sua parede com prateleiras flutuantes