Crie Tu Mesmo

Prateleira Suspensa para Tachos

Prateleira suspensa para tachos "faça você mesmo"

Imprimir página
pot_rack

As prateleiras suspensas para tachos são uma forma prática de manter os seus utensílios de cozinha sempre à mão. Estas prateleiras são também ideias para exibir um bonito conjunto de tachos em cobre ou uma coleção de utensílios de cozinha antigos. Até os utensílios e tachos que utiliza diariamente terão um ótimo aspeto pendurados na prateleira.

Reúna os Materiais


Esta simples prateleira utiliza materiais de construção padrão e pode ficar pronta em cerca de quatro horas, sem contar com o tempo de secagem da cola e dos acabamentos da madeira. Tem uma opção relativamente vasta de materiais. As travessas de madeira podem ser de madeira dura (tais como, o carvalho e o ácer) ou macia (tais como, o pinho). Se pretender pintar a sua prateleira, utilize madeira de choupo. Dura mais do que o pinho e é mais económica do que as outras madeiras duras. Utilize madeira "uniforme" sem grandes nós, dado que estes criam pontos fracos e são muito difíceis de furar. Para criar as barras da prateleira, pode utilizar canos de água rígidos em cobre, dado que são suaves, atrativos e fáceis de trabalhar. Também pode utilizar tubos para cabos elétricos metálicos próprios para paredes finas se preferir que as barras sejam prateadas.

  1. Determine o tamanho pretendido (comprimento e largura) da prateleira de acordo com o espaço da sua cozinha e do número de tachos que pretende pendurar. A prateleira aqui apresentada tem aproximadamente 91,4 cm x 53,3 cm. Planeie a disposição das barras espaçando-as uniformemente e deixando alguns centímetros entre as barras exteriores e as travessas finais de madeira.

    Sugestão: Prolongue as travessas laterais compridas para além das travessas finais e faça um corte decorativo nas travessas laterais.

    Overhead Kitchen Pot Rack 03


  2. Corte as duas travessas laterais e as duas travessas finais à medida a partir de uma peça de madeira de 7,6 cm x 2,5 cm, utilizando uma Serra Circular 14 cm 18V da BLACK+DECKER. As travessas laterais devem ser iguais ao comprimento total da prateleira. As travessas finais devem ser 3,8 cm mais curtas do que a largura total da prateleira. Corte três suportes para as barras a partir de uma peça de madeira de 5,08 cm x 2,5 cm. Os suportes para barras são paralelos às travessas laterais e devem encaixar perfeitamente entre as travessas finais quando a prateleira for montada.

    Sugestão: Verifique se as peças de madeira cortadas encaixam montando a prateleira a seco (sem cola nem parafusos). Se pretender, dê forma às extremidades das travessas laterais formando um bico com uma serra circular ou linhas curvas com uma serra de recorte.

    Overhead Kitchen Pot Rack 04


  3. Corte as barras à medida utilizando uma Serra Sabre 8,5 A da BLACK+DECKER. As barras devem ser 3,2 cm mais curtas do que o comprimento das peças finais de 7,6 cm x 2,5 cm. Lixe ligeiramente as extremidades cortadas com uma lixa de grão 150 para remover rebarbas ou arestas afiadas.

    Sugestão: Pula as barras com palha-d'aço n.º 000 ou 0000 para lhes dar brilho. Pode remover inscrições com uma lixa de grão fino ou posicionar as barras de forma que as inscrições não sejam visíveis a partir de baixo quando a prateleira estiver instalada.

    Overhead Kitchen Pot Rack 05


  4. Marque os furos das barras na face de um dos suportes para barras de 5,08 cm x 2,5 cm. Os furos devem estar espaçados uniformemente e centrados no plano vertical no suporte para barras. Empilhe os três suportes para barras juntos com a peça marcada colocada no topo da pilha e coloque a pilha virada para baixo em cima de uma peça de madeira velha, tal como uma peça lisa de 10,16 cm x 5,08 cm que percorra o comprimento da pilha. Certifique-se de que os suportes estão nivelados e prenda firmemente a pilha à superfície de trabalho com três grampos.

    Fure completamente a pilha e a peça de madeira velha parcialmente, utilizando um Berbequim Aparafusador Lítio 2 Velocidades 18V da BLACK+DECKER e uma broca plana de 20mm. Esta configuração ajuda a garantir a formação de furos perfeitos sem fragmentação. Mantenha a broca totalmente vertical enquanto estiver a furar de forma a criar furos direitos.

    Overhead Kitchen Pot Rack 06


  5. Lixe todas as superfícies de madeira que estarão expostas quando o projeto estiver concluído utilizando uma Lixadora Orbital Aleatória 12,7 cm da BLACK+DECKER e uma lixa de grão 150. Se pretender, arredonde as bordas ao longo das partes laterais das peças com uma lixa de grão 80 e, em seguida, com uma de grão 150. Não lixe as extremidades das peças que ficarão juntas na zona dos cantos da prateleira. Aqui é necessário que as bordas sejam retas para que as juntas encaixem bem.

    Overhead Kitchen Pot Rack 07


  6. Cole um suporte para barras à face interior de cada travessa lateral utilizando cola para madeira e grampos. Os suportes devem estar centrados de uma ponta à outra nas travessas e nivelados com as bordas inferiores das travessas. Depois de prender as peças com os grampos, faça furos piloto e coloque alguns pregos sem cabeça de 1 1/4" nas travessas através das faces internas dos suportes para barras. Deixe a cola secar de acordo com as instruções antes de remover os grampos.

    Overhead Kitchen Pot Rack 08


  7. Se pretender, pode pintar ou aplicar veladura nas peças de madeira antes de montar a prateleira. Isto permite poupar tempo e evita que tenha de tapar as barras com fita adesiva para não as pintar. Não aplique acabamento nas extremidades dos suportes para barras, as travessas finais nem as áreas onde estas peças ficarão juntas às travessas laterais/finais quando a prateleira estiver montada. Estas juntas serão coladas, e a cola tem de ser aplicada sobre madeira nua para permitir uma fixação forte.

    Sugestão: Aplique um acabamento transparente na prateleira, tal como laca ou poliuretano, ou óleo ou cera penetrante para manter a cor natural da madeira. Geralmente, é mais fácil aplicar estes acabamentos após a montagem da prateleira.

    Overhead Kitchen Pot Rack 09


  8. Insira todas as barras através dos orifícios que se encontram no suporte para barras central e, em seguida, encaixe as travessas laterais sobre as extremidades das barras. Posicione as travessas finais entre as travessas laterais de modo que as faces internas estejam firmemente pressionadas contra as extremidades do suporte para barras central. Prenda as estruturas montadas com grampos (se tiver) ou peça a alguém que segure em cada junta à medida que trabalha.

    Faça dois furos piloto espaçados uniformemente na travessa lateral até alcançar a extremidade de cada travessa final. Faça o mesmo no local onde as travessas finais estão em contacto com o suporte central. Desmonte a prateleira e, em seguida, aplique cola nas extremidades dos suportes para barras e nas travessas finais. Volte a montar e prenda a prateleira com grampos. Em seguida, fixe cada junta com parafusos para madeira de 2 1/4". Deixe a cola secar de um dia para o outro.

    Overhead Kitchen Pot Rack 10


  9. Encha os furos para parafusos com pasta de madeira se a sua prateleira estiver pintada. Em alternativa, se estiver a utilizar um acabamento transparente ou de óleo/cera, cubra os furos com um tampão de madeira ou com botões de madeira decorativos, colados no devido lugar. Pinte sobre a pasta de madeira e retoque outras áreas caso seja necessário. Aplique um acabamento de óleo/cera se não pintar a prateleira.

    Overhead Kitchen Pot Rack 11


  10. Localize a viga de teto na área de instalação com um Laser Autonivelante BullsEye® com Sensor de Vigas da BLACK+DECKER e marque o centro das vigas. Também pode instalar a prateleira ao longo de uma única viga que seja paralela ao comprimento da prateleira. Faça um furo piloto e coloque um camarão aberto resistente na viga para cada extremidade da prateleira com um alicate. Coloque os camarões abertos correspondentes nas bordas superiores das travessas laterais da prateleira (e não nas travessas finais), um camarão aberto para cada canto.

    Corte porções de corrente para pendurar a prateleira à altura pretendida com uma serra ao arco, uma ferramenta rotativa ou uma multiferramenta com uma lâmina para cortar metal. Pendure a prateleira enganchando as correntes nos camarões abertos. Adicione ganchos em S às barras para pendurar os seus tachos e utensílios.

    Sugestão: Se a prateleira estiver pendurada em duas vigas, pode utilizar quatro correntes e quatro camarões para teto em vez de dois, dependendo do aspeto que pretende obter.

    Advertência: fixe sempre a prateleira em vigas de teto ou a blocos de madeira sólida instalados entre as vigas. O acabamento do teto não é suficiente para suportar a prateleira mesmo que utilize molas basculantes ou outros sistemas de ancoragem para paredes ocas.

    Overhead Kitchen Pot Rack 12


Prateleira Suspensa para Tachos