Crie Tu Mesmo

Árvore de Natal DIY

Seja criativo e crie uma árvore de Natal diferente este ano

Imprimir página

Porquê conformar-se com a típica árvore de Natal? Divertida de fazer e ainda mais divertida de decorar! Siga o nosso tutorial passo a passo para fazer a sua própria árvore de Natal, da qual poderá desfrutar ano após ano.

  1. Em primeiro lugar, crie a base para a sua árvore. Meça para cortar 2 peças de 300 mm e 6 peças de 50 mm. Certifique-se que utiliza madeira com a mesma espessura para cada peça, de modo a garantir que a sua base é estável e resistente.

    tree_1

  2. Ajuste a profundidade de corte da sua serra circular para que seja ligeiramente mais profunda que a espessura da madeira. A madeira utilizada no nosso projeto tem 50 mm de profundidade.

    tree_2

  3. Usando um grampo de aperto, fixe a madeira numa superfície de trabalho. Em seguida, usando a serra circular, corte as peças da base à medida.

    tree_3

  4. Agora tem todas as peças que precisa para criar a base da árvore.

    tree_4

  5. Coloque uma das peças de 300 mm em cima de outra, formando uma cruz. Fixe as 2 peças usando o berbequim aparafusador e 4 parafusos.

    tree_5

  6. Usando o berbequim aparafusador e os parafusos, fixe duas das peças mais pequenas a cada extremidade da peça de madeira de 300 mm que usará como superfície da base.

    tree_6

  7. Fixe uma peça mais pequena a cada uma das extremidades da outra peça de 300 mm. Agora já tem uma base estável.

  8. Vamos começar a construir a sua árvore. Variando de 80 mm a 1100 mm, meça os ramos com a fita métrica e marque as linhas de corte. Para esta árvore, criámos 35 peças de madeira no total.

    tree_8

  9. Devem cortar-se 18 peças com um comprimento de 100 mm para criar o tronco da árvore. Para os ramos utilizaram-se 8 peças com comprimentos entre 80 mm a 1100 mm. Terá que cortar 3 peças de cada uma destas medidas: 1100 mm, 950 mm, 750 mm, 500 mm, 300 mm, 200 mm, 150 mm, 80 mm).

  10. Fixe a madeira usando o grampo de aperto. Usando a serra circular, corte as peças de madeira de acordo com as medidas.

    tree_9

  11. Usando uma broca chata com um diâmetro maior do que o do seu cabo de vassoura, fure o centro de cada peça de madeira e atravesse o centro da sua base.

    tree_11

  12. Utilizando uma lixadora, suavize as bordas da madeira, evitando o aparecimento de lascas.

    tree_12

  13. Coloque o cabo da vassoura no orifício da base e coloque a árvore no chão.

    tree_13

  14. Chegou o momento de começar a montar! Em primeiro lugar, é necessário criar espaço debaixo da árvore para os presentes. Para criar o tronco, comece com 4 ou 5 pedaços de 100 mm.

    tree_14

  15. Utilize 3 peças de madeira mais grossas como ramos base.

    tree_15

  16. Adicione progressivamente as peças de madeira mais pequenas e veja a árvore a começar a ganhar forma. Use uma ou duas das peças de 100 mm entre cada peça mais grossa para criar o tronco da árvore e deixar espaço entre os ramos.

    tree_16

  17. Termine com as peças mais pequenas no topo. Disponha as peças individualmente para dar forma à árvore. Parabéns, a árvore está agora pronta a decorar!

    tree_17

Árvore de Natal DIY