Create It Yourself

Construa a sua Própria Garrafeira

Personalize a sua seleção de vinhos com esta garrafeira DIY.

Imprimir página
diy wine shelf hero

Inclui uma prateleira para pendurar os copos de vinho, é muito fácil de fazer e ficará muito bem na sua parede!

  1. DIY Pallet Wine Shelving03 Para construir a sua garrafeira de palete irá precisar das seguintes peças: 

    - A estrutura de um canto de uma palete
    - 2 ripas de madeira da palete com o mesmo comprimento da base da palete (varia de acordo com a palete)
    - 2 calços de palete com 25 mm de largura


    Utilizando a serra tico-tico, corte a estrutura do canto de uma palete de madeira que não esteja amolgada nem tenha ripas deformadas. Corte os suportes compactos centrais de 2x4 de acordo com a altura da prateleira. Corte as ripas horizontais de modo a criar uma pequena garrafeira (imagem acima), ou deixe-as intactas de forma a obter uma garrafeira maior. Meça o comprimento da base (a partir das arestas exteriores do aglomerado 2x4) para determinar o comprimento das duas ripas de madeira que serão utilizadas como base da garrafeira e como prateleira para os copos. Utilizando um martelo ou um pé-de-cabra, retire cuidadosamente as duas ripas de madeira da outra parte da palete antes de as cortar no tamanho certo. Os dois calços irão criar o espaço necessário entre a base e a prateleira com ranhuras de modo a poder pendurar os copos de vinho.

  2. DIY Pallet Wine Shelving04

    Lixe bem as peças cortadas e suavize-as com a lixadora Mouse®. Deste modo, irá eliminar eventuais sujidades assim como arestas irregulares.

  3. DIY Pallet Wine Shelving05

    Escolha uma das ripas para a prateleira de copos. Ao longo da aresta da frente e exatamente à mesma distância marque ranhuras com 50 mm de profundidade. Quando estiver a definir o espaçamento e a largura das ranhuras, que irão suster cada um dos copos pela base, tenha em consideração o tamanho e a quantidade de copos. Corte as ranhuras utilizando a sua serra tico-tico.

  4. DIY Pallet Wine Shelving06
    Utilize o seu berbequim para furar orifícios piloto. Fixe o resto da ripa à estrutura da base da palete utilizando dois parafusos de madeira de 38 mm em cada ponta. 

    DICA: A madeira de palete seca racha facilmente e os orifícios piloto antes de aparafusar ajudam a evitar que rache ao meio. Deverá utilizar uma broca com um diâmetro ligeiramente mais pequeno do que a haste do parafuso, que corresponde à parte sólida da área roscada.

  5. DIY Pallet Wine Shelving07

    Coloque cada um dos calços de madeira sobre a própria aresta de forma a criar espaços de 25 mm entre a base e a prateleira para os copos. Mantenha cada uma das arestas dos espaçadores alinhadas com a base da tábua, e evite colocar os espaçadores sobre os parafusos que estão a fixar a base. Fure orifícios piloto e fixe cada calço utilizando dois parafusos de madeira de 38 mm.

  6. DIY Pallet Wine Shelving08

    Utilizando o seu berbequim/aparafusadora, fixe a prateleira para os copos aos espaçadores, furando um orifício piloto em cada ponta e aparafusando um parafuso de madeira de 25 mm.

  7. DIY Pallet Wine Shelving09 Lixe a garrafeira montada e, se desejar, pode aplicar um acabamento para madeira que condiga com o espaço envolvente. Se pretender uma textura irregular, não lixe o acabamento de forma regular, se pretender um aspeto industrial não aplique a camada de acabamento. Após escolher o melhor lugar para a sua garrafeira de palete, pendure-a utilizando o nível. Fure dois orifícios na parte de trás da prateleira e segure-a contra a parede mantendo o nível contra a base da unidade. Ajuste a garrafeira até ficar devidamente nivelada, e marque os orifícios com um lápis de forma a assinalar os locais para colocar as buchas de expansão. Retire a garrafeira e coloque as buchas. Pendure a garrafeira aparafusando ao longo da parte de trás utilizando parafusos de madeira de 38 mm.

    DICA: As buchas autoperfurantes estão indicadas para pequenas garrafeiras que suportem apenas algumas garrafas cheias. No caso de ter uma garrafeira maior, aparafuse e/ou utilize buchas para trabalhos pesados, tais como as buchas basculantes.

  8. DIY Pallet Wine Shelving10

    Exiba as suas garrafas de vinho preferidas e pendure os copos de vinho. Adicione um gancho decorativo na lateral da prateleira para pendurar o seu saca-rolhas e mantê-lo sempre ao alcance.

Construa a sua Própria Garrafeira