Espelho DIY

Nós desafiámos a Noémie Meijer a criar um projeto com as ferramentas BLACK+DECKER. Ela decidiu fazer este espelho de bricolage, que nós adorámos! Descubra como Noémie criou este espelho a partir do zero.

  1. O bom de trabalhar com estas ferramentas é que elas funcionam sem cabos e com apenas uma bateria: você carrega a bateria e pode usá-la com a serra de recortes, a serra circular ou até mesmo um berbequim - o que é muito útil quando está a trabalhar e precisa trocar de ferramenta!

  2. Vamos começar a criar o nosso espelho!

    Começamos por cortar a placa de MDF nas seguintes dimensões: 120 x 90 cm, que se ajustam a filas de 3 espelhos de 30 x 30 cm. Se você preferir espelhos maiores ou menores, só terá que adaptar as dimensões aos espelhos que você tem.

    Use a serra circular para um melhor acabamento. Também pode usar uma serra de recortes, se preferir. 

    Aconselhamos que tenha cuidado com este tipo de equipamento: use sempre óculos de segurança para evitar lascas nos olhos, uma máscara respiratória para evitar respirar serradura e luvas de segurança.

    Use grampos para fixar o painel a uma mesa ou bancada de trabalho, desta forma o painel não poderá escorregar, e você mesmo não terá que segurá-lo.

  3. Agora você pode colar os espelhos na placa de MDF: aplique a cola em ziguezague para uma melhor aderência e deixe secar por alguns segundos antes de colar as duas superfícies juntas.

    Pressione firmemente para remover o ar, e obter uma superfície plana e bordas alinhadas.

    Agora é hora de colocar a cereja no topo do bolo: o corte de madeira e a moldura.


  4. Comece pela moldura exterior: corte as molduras dos cantos de acordo com as dimensões dos 4 lados: 2 x 120 cm e 2 x 90 cm. Deixe uma margem de 1 a 2 mm para a montagem. Corte a extremidade da esquadria para poder colocar uma contra a outra.

    Uma pequena dica: é melhor cortá-los um pouco mais e depois usar lixa para obter a medida exata com maior precisão. Desta forma, você evitará cortar a mesma peça novamente, porque você perdeu o primeiro corte. 

  5. Cole os 4 cantos para formar a moldura exterior. A moldura dos cantos de 10 mm deve cobrir perfeitamente a placa de MDF (8 mm) e os espelhos (2 mm).


  6. Pode colocar o espelho numa mesa para facilitar o trabalho e colocar grampos no quadro para evitar que ele se mova.


  7. Corte a moldura plana no tamanho exato. É hora de dar à moldura um pouco mais de volume e também adicionar alguns detalhes ornamentais!

    Nós escolhemos fazê-los peça por peça, para que cada um tenha exatamente o comprimento certo. 

    Coloque a moldura onde quiser, desenhe uma linha com um lápis, corte a moldura no tamanho que quiser e cole-a na armação de reforço. Pode lixá-lo para lhe dar o toque final.
    Temos a nossa estrutura acabada! Acrescentámos: uma moldura angular e uma moldura plana em todos os 4 lados do espelho.


  8. Criar a estrutura para este projeto é uma brincadeira de crianças: corte 2 grandes ripas verticais (cada uma com cerca de 116 cm de comprimento; verifique o comprimento diretamente no espelho antes de cortar). Depois corte 9 pequenas ripas horizontais (com um comprimento de aproximadamente 26 cm, mas também verifique este tamanho antes de as cortar).


  9. Ponha tudo no lugar antes de colar, para ter a certeza que tudo se encaixa. Se necessário, lixe os pedaços que são muito longos.

  10. Para obter um acabamento perfeito nas juntas do espelho, você pode lixar ligeiramente a moldura.

    Mais uma vez, coloque algum peso na armação e use grampos antes e depois de lixar para que o espelho não se mova.


  11. Escolhemos pintar o nosso espelho de branco: queríamos dar-lhe um toque suave, sem escurecer demasiado a moldura. Pode pintar o seu espelho da cor que quiser!

    Proteja o espelho com fita adesiva. Aplique duas demãos de tinta. Depois retire a fita adesiva.

    Para limpar todos os espelhos e remover a tinta que passou pela fita adesiva, pode usar um toalhete húmido. Você também pode usar um palito para limpar ao longo das tiras.


  12. Para dar ao espelho um aspeto vintage, você pode lixar alguns pontos. Isto faz a madeira saltar um pouco e dá um toque de calor à cor branca.

  13. O espelho que fizemos não é suficientemente grande para te ver a todo o comprimento, mas se é isso que queres, podes colocá-lo num móvel, pendurá-lo na parede ou até fazer um maior.

    Dica: Alguns espelhos mostram uma imagem distorcida da realidade, portanto, se quiser usar o seu espelho diariamente, deve levar isso em conta.