ROUPEIRO DE VIME

ROUPEIRO DE VIME

Imprimir página

Para os amantes do vime, neste guia passo a passo aprenderemos como fazer um Roupeiro com a ajuda das nossas ferramentas BLACK+DECKER de uma forma fácil e simples.

  1. Este roupeiro terá 130cm de altura, 40cm de profundidade e 80cm de largura. As nossas prateleiras serão de 80cm por 40cm. 

    As peças necessárias para cada parte do nosso roupeiro serão as seguintes:

    Para o Roupeiro:
    - 4 tábuas de madeira 80cm por 40cm
    - 4 vigas de madeira com 130cm de comprimento e 4,7cm de largura
    - 1 viga de madeira de 70,6cm que será a viga horizontal
    - 10 tábuas de madeira de 30,6cm

    Para as portas:
    4 ripas de madeira 97,5cm de comprimento
    8 ripas de madeira de 33cm de comprimento

    Para ripas decorativas:
    - 8 ripas de madeira 39cm de comprimento
    - 8 tábuas de madeira com 79cm de comprimento

  2. Quando se tem todos os bosques para usar, é hora de começar.
    Tome 2 vigas de 130cm de comprimento e marque a cada 32,5cm com um lápis. Neste lugar, faça um buraco com metade do tamanho do taco.

    Dica: Marque primeiro a profundidade antes de iniciar a perfuração.

  3. Coloque a viga com as buchas no chão e coloque uma das tábuas de 30,6cm em linha reta contra ela. Para facilitar o cálculo da altura do taco no tabuleiro, pinte o topo do taco para que possa marcar a sua posição na madeira e saber exatamente onde furar. 

    Dica: escreva uma letra ou um número em cada peça com um lápis para montar facilmente o armário sem ter que descobrir qual viga vai para onde.

  4. Como não vamos fixar as prateleiras no armário e deixá-las repousar nas vigas laterais, 3 das 4 vigas de madeira precisam de um corte para encaixar perfeitamente no armário. Desenhe um corte de 5cm em cada canto com um lápis. A prateleira encaixa perfeitamente entre as vigas grandes e as vigas laterais. Use uma serra de recortes para cortar os cantos. Lixar um pouco para lhe dar o toque final.

    Desmonte cada peça do roupeiro para poder dar-lhe cor, você pode usar a tinta que você gosta ou se você quiser manter a cor da madeira pode usar verniz e esperar até que ele seque completamente.


  5. Quando tudo estiver completamente seco, podemos voltar a montar o armário. Comece com 1 viga de canto de 130 cm e coloque as vigas laterais de 30,6cm. Feche-a colocando a segunda viga de canto. Faz o mesmo para o outro lado. Coloque a construção completa contra a parede e ligue ambos os lados fixando a viga horizontal inferior de 70,6cm.

  6. A construção ainda é muito instável. Coloque as prateleiras nas vigas laterais uma a uma começando pelo fundo, depois coloque a última prateleira não cortada no topo do armário. Fixe-o às vigas de madeira com parafusos longos.


  7. Para se certificar de que a construção é estável, utilize conectores metálicos nas madeiras e fixe-os com parafusos. Juntamente com as tacos você terá um roupeiro sólido.

    Agora tem um armário estável!

    Para um roupeiro deste tamanho precisamos de 4m de malha de vime de 40cm de largura. Deixe a malha de molho em água morna por uma hora, desta forma o vime torna-se flexível e mais fácil de manusear. Quando o vime seca, é esmagado novamente, o que dá um bom resultado.


  8. Começa pelas portas: 
    Coloque 2 tiras de madeira de 97,5cm paralelas entre si e coloque 4 tiras de madeira de 33cm de comprimento entre elas. Use cola e pregos para unir as lâminas o mais reto possível.

     


  9. Crie 2 portas e fixe a malha de vime nas molduras com um prego. Fixe as dobradiças às portas com um berbequim. As portas têm de encaixar perfeitamente, por isso, demorem o tempo que quiserem. Fixe as portas, com o outro lado das dobradiças.

  10. Continue para as laterais do gabinete: Use pregos ou grampos para prender a malha de vime às laterais. Corte os restos mortais com uma faca ou tesoura afiada.


  11. Quando a malha de vime estiver seca, use cola de madeira para colar as tiras decorativas que cobrirão a malha. Deixar secar durante uma hora, pressionando com um par de pinças.


  12. Finalmente, feche a parte de trás do armário com o folheado usando o prego - o seu armário está acabado!


ROUPEIRO DE VIME