Peculiar Estante em forma de Árvore

Peculiar Estante em forma de Árvore

Faça algo que deixará os seus amigos surpreendidos: uma peculiar estante em forma de árvore. A estante em forma de árvore é a peça ideal para colocar os objetos especiais.

Imprimir página
  1. Comece pela base, tire as medidas e corte as peças da parte do tronco utilizando uma serra circular. Quando estiver a medir e a marcar as peças é importante, para a estabilidade da árvore, usar um esquadro de carpinteiro.

    O tamanho da base e do tronco dependerá do tamanho que quer para as estantes (não precisa de decidir já) para garantir que têm o tamanho certo e que todas as estantes são iguais à medida que as fixa.

  2. Dê cor ou pinte as peças de madeira com as cores que quiser e deixe secar!

  3. Aparafuse o tronco à base, mas não se esqueça de furar primeiro um orifício piloto.

  4. Meça e corte a primeira estante e os suportes verticais. Aparafuse ao tronco da árvore.

  5. Meça e corte as restantes partes. Cada corte será feito num ângulo diferente dependendo do local onde pretende colocar as estantes. Corte as diferentes tábuas, marcando onde e qual o ângulo de corte tendo em conta a face que ficará exposta. Depois, deverá utilizar um esquadro de carpinteiro para marcar as linhas de corte. Corte as tábuas utilizando uma serra circular, de modo a garantir ângulos de corte precisos.

  6. À medida que for construindo deve certificar-se que todas as uniões estão bem aparafusadas e que a árvore está equilibrada para não tombar. Isto é especialmente importante quando estiver a fazer as últimas estantes/ramos. Em superfícies irregulares, deverá colocar em cada um dos cantos da parte de baixo da base calços de feltro ou de borracha para conseguir maior estabilidade.

  7. Dependendo do ângulo de corte poderá ser necessário reforçar algumas uniões. Poderá fazê-lo cortando pequenos pedaços de madeira ajustados ao tamanho do ângulo interno e fixando-os no centro da tábua com parafusos, furando antes se necessário.

Peculiar Estante em forma de Árvore