Crie você mesmo

  1. As pallets recicladas partem-se frequentemente e necessitam de algum tipo de reforço. Por isso, crie primeiro um orifício guia de 4 mm no canto da palete com a broca e insira parafusos longos na palete para criar uma estrutura mais estável.

    bikerack-1

  2. Use um martelo para bater em qualquer prego saliente da pallet para deixar a superfície plana e segura. Em seguida, use a lixadeira para dar às suas pallets um acabamento suave e uniforme. Você também pode usar o verniz de sua escolha para dar-lhe um acabamento mais bonito.

    bikerack-2

  3. Mede 8 peças de madeira de 2x1 de espessura por 30 cm de comprimento (cada uma). Estas ripas serão utilizadas para criar os suportes onde a pallet ficará pendurada na parede e no bicicletário. Cada suporte será constituído por duas ripas, com dois ganchos que prendem a pallet superior e os outros dois que prendem a pallet inferior à parede.

    bikerack-3

  4. Marque uma linha de lápis e corte a tira de madeira à medida usando a sua serra de recortes. Prenda firmemente a tala à sua bancada de trabalho com o sargento.

    bikerack-4

  5. Utilizando o seu flexómetro e um lápis, meça desde o chão até ao topo da primeira pallet. Ao marcar a posição dos suportes de madeira, tenha em conta a largura do painel superior da pallet.

    bikerack-5

  6. As posições dos furos para os suportes de madeira (que serão utilizados para fixar a pallet mais alta) devem estar perfeitamente alinhadas entre si para garantir que a pallet é reta quando fixada à parede. Utilize um flexómetro e um nível de bolha de ar ao marcar estas posições. Uma vez marcado, mude o berbequim para o modo martelo e faça furos na parede.

    bikerack-6

  7. Estes furos serão usados para manter os suportes no lugar.

    bikerack-7

  8. Insira um bloco em cada buraco com um martelo. Isto dará força aos orifícios e à parede quando pendurar o seu porta-bicicletas.

    bikerack-8

  9. Use a broca e os parafusos para fixar os primeiros suportes à parede. Estes ajudarão a manter a aderência da pallet superior. Uma vez colocado esse pallet, é possível medir até a posição do pallet inferior. Lembre-se de usar um nível de bolha de ar para se certificar de que estão perfeitamente alinhados antes de começar a usar a broca.

    bikerack-9

  10. Agora é hora de adicionar mais 2 ripas de madeira à que já está presa à parede, para criar os suportes para a sua pallet superior. Coloque cada lâmina como mostrado para criar uma espécie de engate. Use sua furadeira para fixar as lamelas secundárias no lugar e repita o mesmo processo com a outra.

    bikerack-10

  11. Pendurar a primeira pallet na parede e medir onde a segunda pallet deve ser colocada (na parte inferior). Deixar um espaço de 50 mm entre as duas paletes. Depois de ter adicionado os restantes 4 suportes de madeira para a pallet inferior, terá de juntar duas paletes para a tornar mais forte. Usando a sua palete sobressalente, corte 2 peças de madeira de 300 mm, insira-as verticalmente entre as duas paletes e junte-as com a broca e os parafusos.

    bikerack-11

  12. Com a serra circular, corte a pallet sobressalente 10 cm mais comprida do que a largura do guiador da sua bicicleta. Você precisará cortar um total de 6 peças deste tamanho.

    bikerack-12

  13. Aparafuse estes cortes da pallet juntos em um suporte simples, criando uma forma de T-bar para a peça a ser anexada à pallet. Certifique-se de que todos os parafusos estão bem apertados. Usando a serra de recortes, remova os cantos afiados e corte um entalhe em um dos suportes a aproximadamente 8 mm da extremidade, de modo que a roda da bicicleta esteja firmemente presa.

    bikerack-13

  14. Lixe as bordas dos suportes com a lixadeira de detalhe.

    bikerack-14

  15. Para o segundo gancho de sustentação que prenderá o frame da sua bicicleta, a pallet terá que mover horizontalmente quando travada no lugar, de modo que a barra do assento da sua bicicleta descanse sobre ela. Use a furadeira para garantir que todos os parafusos estejam firmemente presos no lugar.

    bikerack-15

  16. Tal como no primeiro suporte do porta-bicicletas, utilize a lixadeira para se certificar de que as arestas estão suaves.

    bikerack-16

  17. Com o seu flexómetro, meça os espaços entre as ripas de madeira das paletes. Você usará esta medida para cortar a madeira compensada que pedimos nos materiais. Isto servirá de enchimento entre as aberturas de cada lâmina da pallet.

    bikerack-17

  18. Ao cortar lâminas como estas, é sempre útil ter uma guia de corte reta, para que pareçam iguais. Para tal, meça a distância entre o disco de corte e a aresta da placa de base da sua serra de recortes.

    bikerack-18

  19. Adicione esta medida às peças de contraplacado e marque em vários pontos ao longo dele para criar a linha guia que irá cortar o quebra-cabeça.

    bikerack-19

  20. Anexe um pedaço de madeira guia ao seu pedaço de madeira compensada para alinhá-lo com as marcas de corte que você acabou de criar. Ajuste a profundidade de corte do seu puzzle para um pouco mais do que a espessura da tábua e comece a cortar os painéis de enchimento.

    bikerack-20

  21. Pinte os painéis de enchimento na cor de sua escolha. Que se lixem na pallet. Se preferir, pode deixar alguns buracos para os vasos de plantas para adicionar um pouco mais de cor ao seu bicicletário. Uma vez que os painéis tenham sido fixados aos paletes, medir onde as rodas da bicicleta e os suportes do quadro devem ser colocados. Uma vez encontrado o ângulo, fixe os suportes numa posição que permita segurar a bicicleta.

    bikerack-21

  22. Meça a madeira e corte 3 peças de aproximadamente 2cm de largura. Estas peças serão usadas para criar a estrutura para a iluminação a ser colocada no topo do espelho.

    bikerack-22

  23. Utilizando o seu berbequim e uma pá perfuradora de 20 mm, faça três furos através dos quais todo o sistema de iluminação passará. Faça estes buracos bem no meio do painel de madeira.

    bikerack-23

  24. Você precisará de um eletricista experiente para executar este passo e realizar uma instalação segura, a menos que você seja um faz-tudo avançado e não seja a primeira vez que você tenha feito um trabalho como este.

    Para este painel de iluminação você usará as três luminárias discutidas na lista de materiais.
    Coloque a fita superior que cobrirá os cabos e a lateral, que será fixada ao porta-bicicletas.

    bikerack-24

  25. Mede, corta e fixa uma peça de madeira mais comprida no lado da estrutura da lâmpada. Isto serve para ajustar a iluminação na lateral do seu porta-bicicletas de paletes. Uma vez fixada, fixe a iluminação nas laterais dos pallets com a broca e os parafusos.

    bikerack-25

  26. Com a estrutura do porta-bicicletas fixa, meça onde pretende colocar as caixas de madeira reciclada (como uma caixa de frutas), mude o berbequim para o modo martelo e comece a fazer os furos.

    bikerack-26

  27. Aparafuse cada caixa de madeira à parede em dois pontos para garantir a estabilidade. Utilize um nível de bolha de ar para se certificar de que são fixados directamente por baixo das paletes.

    bikerack-27

  28. bikerack-28

O bicicletário que sempre quiseste